Rubens de Mendonça - O Jornalista

Primeiro evento do Centenário, que aconteceu em 24/07/2014. A abertura do evento foi realizada pelo acadêmico Eduardo Mahon, Presidente da Academia Mato-Grossense de Letras. A face dele tratada foi a de Jornalista, cujo palestrante foi José Cidalino Carrara, que hoje ocupa a cadeira que, também ele tomou assento na AML, cujo patrono é Dom José Antônio dos Reis - Cadeira n°9. Participaram, ainda, o acadêmico Pedro Rocha Jucá, ocupante da Cadeira n° 22 e Weller Marcos da Silva, membro do IHGMT.Falando em nome da Família Mendonça, a filha Adélia Maria Badre Mendonça de Deus.

Discursos:

eduardo moreira leite mahonAbertura do Centenário de Rubens de Mendonça - Eduardo Mahon

Estamos homenageando não apenas o intelectual Rubens de Mendonça. Marcar o centenário de um dos maiores escritores mato-grossenses pela própria biografia seria óbvio. Quem publicou mais de três dezenas de livros essenciais para a compreensão da nossa região seria lembrado independentemente se houvesse pertencido à Academia de Letras ou ao Instituto Histórico.

Leia mais...

Discurso de José Cidalino CarraraRubens de Mendonça - José Cidalino Carrara

Boa noite!

Tenho nesta noite, uma incumbência que me enche de orgulho e responsabilidade. Imagina um pau-rodado falando de um dos maiores vultos da história- da cultura – da literatura - do jornalismo mato-grossense.

Leia mais...

pedro rocha jucaRubens de Mendonça - Pedro Rocha Jucá

O conhecimento humano organizado em ciência pelos gregos ainda busca na História os caminhos da Humanidade. O poeta português Fernando António Nogueira Pessoa nos ensinou mais tarde que “Tudo vale a pena se a alma não é pequena” e o físico alemão Albert Einstein complementou dizendo que “A imaginação é mais importante do que o conhecimento”.

Leia mais...

weller marcosRubens de Mendonça - Weller Marcos

Falar sobre pessoas que um dia conhecemos e com quem convivemos, depois de anos de seu desaparecimento, pode parecer uma tarefa sem maiores problemas, à luz de um raciocínio  comum. Porém, não será missão tão fácil, se tivermos diante de nós uma plateia como esta: Tão distinta e distante do tempo em que viveu o personagem!

Leia mais...

adelia discursoRubens de Mendonça - O Jornalista - Adélia Mendonça de Deus

Aqui estamos para darmos início ao “Ano Centenário de Rubens de Mendonça”.
Creiam-me, a responsabilidade é muito maior do que eu pude imaginar. Por isso, a divisão de tarefas com os amigos e especialistas dedicados à cultura do nosso Estado  foi imperativa. Durante todo o “ANO CENTENÁRIO”, ...

Leia mais...

 

Rubens de Mendonça - O Historiador

Segundo evento do Centenário, que aconteceu no dia 27/11/2014. A Face dele tratada foi a de Historiador, cujos palestrantes foram a Profª Elizabeth Madureira Siqueira, cadeira 29 da AML e o João Carlos Vicente Ferreira, cadeira 27 da AML. Falando em nome da Família Mendonça, a filha Adélia Maria Badre Mendonça de Deus. Ao final, o Secretário de Estado de Cultura de Mato Grosso, Fabiano Prates, agradeceu a presença de todos e enfatizou a importância da digitalização das obras dos escritores Mato-Grossenses como forma de democratizar o acesso de todos, à essas obras, via internet.

Discursos:

elizabeth madureira siqueiraRubens de Mendonça: A Amplitude do Olhar Historiográfico - Profª Elizabeth Madureira Siqueira

De quem estamos falando?
Nasceu em Cuiabá-MT, aos 27 de julho de 1915, descendendo de Estevão de Mendonça e de Etelvina Caldas de Mendonça.
Seus estudos iniciais foram realizados junto ao Grupo Escolar Barão de Melgaço, tendo como primeira professora Tereza Lobo de Queiroz...

Leia mais...

joao carlos vicente ferreiraSíntese do Discurso - João Carlos Vicente Ferreira

Asseverou a efetiva contribuição de Rubens de Mendonça à nossa historiografia destacando a sua dedicação à pesquisa e ao registro de fatos históricos de Mato Grosso. Através do "Projeto Memória" reeditou como parte integrante das comemorações do Centenário de Rubens de Mendonça as seguintes obras: Roteiro Histórico e Sentimental da Vila Real do Bom Jesus de Cuiabá (4ª edição), Ruas de Cuiabá (2ª Edição), Nos Bastidores da História de Mato Grosso (2ª edição), História das Revoluções de Mato Grosso (2ª edição) e Datas Mato-Grossenses, de Estevâo de Mendonça (2ª edição), pai do homenageado. 

adelia discursoRubens de Mendonça - O Historiador

Minhas primeiras palavras são de agradecimento à Secretaria de Estado de Cultura/Biblioteca Pública Estadual “Estevão de Mendonça” que, num gesto de generosidade envidou e viabilizou todas as condições necessárias à realização deste evento, dando assim, continuidade ao ANO CENTENÁRIO DE RUBENS DE MENONÇA.

Leia mais...

 

Rubens de Mendonça - O Sátiro

Terceiro evento do Centenário, que aconteceu no dia 25/02/2015. A Face dele tratada foi a de Sátiro, cujo palestrante foi Marília Beatriz de Figueiredo Leite, cadeira nº 2 da AML, com a participação dos "Crônicos" - Luiz Carlos Ribeiro, Ivan Belém, Carlos Roberto Ferreira, Claudete Jaudy, Moema de Figueiredo Leite, Wanda Marchetti e Dayse Águena.

Discursos:

Marília Beatriz de Figueiredo LeiteEntre Brincar e Educar: Rubens de Mendonça - Marília Beatriz de Figueiredo Leite

Creio que Rubinho amaria que daqui deste lugar que foi dele e que é dele até hoje não apresente limites e trancas tanto para sua verticalidade expressiva quanto para sua horizontalidade pensamental.

Leia mais...

adelia discursoRubens de Mendonça - O Sátiro - Adélia Mendonça de Deus

Neste momento, vivo um turbilhão de emoções, em que, três sentimentos afloram em meu coração – Saudade – Dele; Gratidão à todos vocês Marília Beatriz de Figueiredo Leite e seus crônicos : Moema Figueiredo, Luiz Carlos Ribeiro, Ivan Belém, Carlos Roberto Ferreira, Wanda Marchetti, Claudete Jaudy e Daysi Ávila que, ao cantar “Nem as paredes Confesso”...

Leia mais...

 

Rubens de Mendonça - Pai e Literato

Quarto evento do Centenário, que aconteceu no dia 24/04/2015. A Face dele tratada foi a de Pai e Literato. Quem o trouxe, ao público como pai, foi a sua única filha, Adélia Maria Badre Mendonça de Deus. Como Literato tivemos a participação dos Professores Doutores Aroldo Abreu Pinto, Coordenador do Programa de Pós Graduação em Estudos Literatos da Universidade Estadual de Mato Grosso, que, na oportunidade noticiou aos presentes que Rubens de Mendonça emprestará o seu nome ao Laboratório de Imagem e Memória. Participaram ainda Manoel Mourivaldo Santiago Almeida (USP), Olga Maria Castrillon Mendes, Walnice Vilalva e Issac Newton Ramos, todos pertencentes ao Núcleo de Pesquisa Wlademir Dias Pino da UNEMAT. Participaram, também, desta vertente os seguintes artistas: Justino Astrevo Aguiar (Lau), Mauríco Ricardo, Carlos Roberto Ferreira, Janete Manacá e a advogada Andréia Maria Zattar.

Discursos:

adelia discursoRubens de Mendonça - O Pai - Adélia Mendonça de Deus

Boa noite!  Aqui estou eu a falar dele, uma vez mais.  Agora, meu enfoque será diferente – e,  com uma sensação indescritível o tratarei  como PAI. Tenham certeza, nessa  sua função, ele foi infinitamente maior que, toda sua produção literária e cultural.

Leia mais...

 

Encerramento - A Contemporaneidade de Rubens de Mendonça

Em 27 de julho de 2015, deu-se na Casa Barão de Melgaço o encerramento do ”Ano Centenário de Rubens de Mendonça”. A contemporanieidade de Rubens de Nendonça foi trazida pela acadêmica Marília Beatriz de Figueiredo Leite que, juntamente, com “ os cronicos”, grupo de teatro composto por artistas nossos que promoveram inserções cênicas em todos os eventos que realizamos e, que abrilhantaram de forma ímpar as festividades do ano centenário. Falaram, ainda, na oportunidade ,o membro do Instituto Histórico e Gegráfio de Mato-Grosso historiador Paulo Pitaluga, que brindou o público com lembranças e relembranças do homenageado. Houve , ainda, o lançamento do site , pela Academia Mato-Grossense de Letras, oportunidade em que, o presidente Eduardo Mahon , oficializou o lançamento do site www.rubensdemendonca.com.br com a finalidade de divulgar todo o evento, as obras digitalizadas e e dar conhecimento da vida e obra do homenageado. O Instituto Histórico e Geográfico de Mato-Grosso, ofertou á família do homenageado e aos membros da Academia Mato-Grossense de Letras, bem como do próprio Instituto uma ediçao de uma revista digitalizada comemorativa dedicada ao homenageado. Finalmente, a filha Adélia Maria Badre Medonça de Deus, em nome da família fez o seu agradecimento á todos os parceiros ; Governo do Estado de Mato-Grosso, através da Secretaria de Cultura Esporte e Lazer -SECEL; Universidade Estadual de Mato Grosso , UNEMAT, Universidade Federal de Mato-Grosso - UFMT, Casa Barão de Melgaço – Instituto Histórico Geográfico de Mato Grosso e Academia Mato-Grossense de Letras . Agradeceu, ainda, o público em geral e aos estudantes das escolas públicas que emprestaram o seu prestígio ao sucesso dos eventos.

Discursos:

Marília Beatriz de Figueiredo Leite Vozes - Marília Beatriz de Figueiredo Leite

O discurso de Rubens de Mendonça é temperado pela conversa com o novo intercalado com os recortes na tradição. Para ele, escrever é usar todos os artefatos da linguagem porque tem como certo que ser é ser de linguagem. Ele busca encontros e ouve vozes saltando dos livros, dos jornais e das trocas com parceiros.

Leia mais...

adelia discursoEncerramento do “Ano Centenário de Rubens de Mendonça - Adélia Mendonça de Deus

No velho casarão, da rua do Campo hoje, seria dia de festa. Nesse dia, como sempre, ele acordava às 4:00 horas da madrugada , cumpria o seu ritual que incluía ralar o seu guaraná, bebê-lo , sentar-se à sua velha Remington e escrever até clarear o dia. Seguidamente, debruçava-se no peitoral da janela a espera dos amigos para a prosa... e, eram muitos.

Leia mais...

 

Es importante siempre obtener medicamentos de una farmacia de confianza, porque el uso de medicamentos falsos puede ser peligroso. Las farmacias en lnea ofrecen medicamentos de primera calidad y vitaminas. Al final de esta lecciуn, usted debe tener entendimiento fundamental en kamagra spain. Cuestiones como "Kamagra" son muy populares para el aсo pasado. Una queja sexual aceptada entre los hombres es la disfunciуn erctil. Tal vez usted sabe sobre . Tambin lata ser interesante hablar de . Mientras que la disfunciуn erctil en s no es necesariamente fuerte, a menudo es uno de los primeros sntomas de otras condiciones de salud subyacentes que pueden ser muy fuertes. Tenga en cuenta, tomar Kamagra exactamente como prescrito por su mdico.